top of page
Buscar

Percepção de empresários sobre o tema da inovação




Ana Paula Cossmann

Genailda Ramos Neves

Centro Universitário Dinâmica Das Cataratas (UDC)


Resumo


A inovação pode ser vista como uma das possibilidades existentes para que as organizações possam superar desafios e se tornarem mais competitivas, empreendendo e gerando novas alternativas para superar as adversidades provocadas pela crise, tal qual a COVID-19. Nesse contexto, este trabalho em por objetivo verificar a percepção dos empresários da cidade de Medianeira (PR) sobre o tema de inovação em tempos pandêmicos. Em forma de exercício metodológico, esse texto, com apropriação qualitativa, apresenta inserção no campo por meio de entrevistas, cujos dados geraram categorias e unidades de significados. Dentre os resultados obtidos, destacaram-se a capacidade dos colaboradores em inovar, a resiliência, a criatividade e a comunicação de maneira assertiva.

Palavras-chave: Inovação; Empreendorismo; Criatividade.


Introdução


Inovação segundo o Manual de Oslo (2004) é a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado, no que se refere às suas características ou usos previstos, ou ainda, à implementação de métodos ou processos de produção, distribuição, marketing ou organizacionais novos ou significativamente melhorados. O Manual aborda ainda que se tinha que a inovação organizacional era a consequência de uma melhoria técnica, porém, logo viu-se que é o contrário que ocorre, sendo este tipo de inovação muito mais do que um apoio as inovações de produto e processo, proporcionando à instituição onde ocorre, uma melhor relação interpessoal entre os funcionários e um refinamento na aplicação dos conhecimentos. Crossan e Apaydin (2009) estabelecem a inovação como a produção ou adoção, assimilação e exploração de uma novidade de valor agregado nas esferas econômica e social; renovação e ampliação de produtos, serviços e mercados; desenvolvimento de novos métodos de produção; e estabelecimento de uma nova gestão de sistemas. A inovação, portanto, pode ser vista como uma das possibilidades existentes para que as organizações possam superar desafios e se tornarem mais competitivas, empreendendo e gerando novas alternativas para superar as adversidades provocadas pela crise, como a da COVID-19. 76 ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 12, n. 1, p. 75-89, 2023 ReFAE – Revista da Faculdade de Administração e Economia A inovação auxilia as empresas a sobreviverem nos mercados que sofrem rápidas mudanças e é percebida como um dos meios para alcançar maiores níveis de competitividade (TIDD; BESSANT; PAVITT, 1997; CROSSAN; APAYDIN, 2009; ROCHA; VIEIRA, 2016; ROCHA; SANTOS; VIEIRA, 2018). Perante esse contexto, em que as organizações buscam adotar estratégias de inovação e de empreendedorismo para sobreviver nos tempos de COVID-19, tem-se como objetivo geral, verificar a percepção dos empresários de Medianeira/PR sobre o tema de inovação em tempos de pandemia (COVID-19).


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page